-
Arquitetos: INKLINE Design Studio
- Área: 232 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Mujib Ojeifo Photography
-
Fabricantes: AutoDesk, Berger Paints, First Aluminum, Ikini, Nigerite Limited
Descrição enviada pela equipe de projeto. O estúdio INKLINE foi projetado para abrigar um escritório de design e oficina para a fabricação de móveis e produtos. Seu desenho é um exemplo da arquitetura vernacular fortemente inspirada no artesanato japonês, o Origami. O Origami foi usado para desenvolver a estrutura do telhado, principal característica do projeto. Foram utilizadas várias interações com modelagem paramétrica no Revit para controlar a altura das estruturas do telhado após estabelecer nós e as linhas de dobra. O projeto, portanto, é definido por uma estrutura de telhado com fachada aberta como um abraço acolhedor ao estúdio, cuja entrada também é usada para o showroom de produtos e móveis.
Foram utilizados materiais disponíveis localmente para a construção, sendo a madeira o mais comum, empregada extensivamente para a estrutura do edifício e do telhado, usando também nas persianas para as janelas. O revestimento externo são placas de cimento, pensandaos para servir como murais. Os métodos japoneses também foram úteis, mais uma vez, na impermeabilização das janelas com a técnica Shou-Sugi Ban.
A forma do telhado foi transportada para o edifício com vigas e colunas expostas. O forro é instalado ao longo da ondulação do telhado. No entanto, as vigas do telhado são cobertas com madeira compensada polida para criar linhas limpas no interior. Pensando em criar alguma ilusão, usou-se portas de contêineres como a porta de entrada. A cobertura da entrada é obtida usando tiras de madeira que são colocadas de modo a acentuar as ranhuras e resistir naturalmente à medida que a cor muda com o tempo.